O propósito do blockchain é criar um livro-razão; isto é, um registro de transações históricas (sejam transações financeiras, mensagens, etc.).
Fundamentalmente, o blockchain é apropriadamente nomeado: é uma cadeia de blocos de dados que em seu nível mais básico (pelo menos na maioria das implementações atuais) pode ser conceituado como algo semelhante ao diagrama abaixo, que é baseado no blockchain como implementado pelo Bitcoin.
Timestamp – O horário em que o bloco foi criado.
Raiz da transação – Os detalhes das transações contidas neste bloco – ou seja, esta seção do livro-razão.
A quantidade de dados mantidos nesta seção pode variar significativamente: no Bitcoin, serão aproximadamente dez minutos de transações.
Outras implementações usam janelas mais curtas.
Hash anterior – O hash do último bloco na cadeia – é assim que a cadeia é vinculada. Quando qualquer bloco é processado, seu hash se torna o Hash anterior do próximo bloco na cadeia, permitindo assim que registros históricos sejam vinculados e percorridos.
Nonce – Um termo criptográfico que se refere a um valor arbitrário usado apenas uma vez em uma transação. O propósito disso será discutido em mais detalhes posteriormente.
O hash do bloco – que se torna o valor do Hash anterior no bloco seguinte – é o valor hash de todos os dados mantidos nesses quatro blocos juntos.